POSTADO EM 20 mar 2023 · Saúde

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

É BOM FICAR ALERTA!

Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura de Gouvelândia, por meio da Secretaria de Saúde, lançou a campanha para orientar pais e mães sobre a Doença “Mão-Pé-Boca. Confira as principais informações.

O QUE É?

É uma virose altamente contagiosa causada pelo vírus “Coxsackie”, que normalmente habita o sistema digestivo. Embora possa surgir em adultos, é uma doença bem comum em crianças de até 5 anos.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS

Os sintomas começam por febre alta antes do surgimento de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta. Dores, mal-estar, falta de apetite, vômito e diarreia também são comuns.

COMO PREVENIR?

O contágio pode ocorrer por contato direto. Por isso, é recomendável que tudo esteja sempre limpo. Também é importante que as crianças lavem as mãos após ir ao banheiro.

A prevenção é sempre muito importante. E caso ocorra, procure o médico em uma das unidades municipais de saúde: UMPA, PSF 1 e 2.